É recomendado o consumo de 2 a 4 frutas por dia pelo seu conteúdo em vitaminas e minerais.
Podemos consumir as frutas na hora do lanche, como sobremesa, nas receitas doces e salgadas.
Mas será que nós as conhecemos realmente? Muitos mitos circulam na internet a propósito das frutas, aqui seguem algumas informações esclarecedoras:
Verdadeiro ou falso?
- Para se obter todas as vitaminas de uma fruta, devemos consumi-la em jejum!
Falso: as vitaminas serão bem assimiladas se as comemos em jejum ou depois de uma refeição. As informações na web dizendo que comer frutas em jejum fornece mais energia para a perda de peso também são falsas. Algumas pessoas serão pouco saciadas quando comerem somente uma fruta, sem uma fonte de proteínas. Além do mais as frutas são ácidas e come-las em jejum pode causar queimação no estômago (azia) nas pessoas sensíveis.
- Para perder peso, não se devem comer frutas logo depois de uma refeição!
Falso: Pouco importa o momento em que se come uma fruta. As frutas contribuem para a perda de peso porque elas oferecem um baixo teor energético, no entanto, comer frutas logo depois de uma refeição pode causar a sensação de estar estufado (gazes), principalmente nas mulheres que estão na menopausa, mas não faz engordar, apenas causam um desconforto digestivo. Por isso as pessoas que tem esse problema devem comer frutas uns 30 minutos depois da refeição.
- É melhor comer frutas frescas que tomar suco!
Verdadeiro: as frutas frescas são ricas em fibras que contribuem com a sensação de saciedade o que não acontece com o suco de frutas.
A Sociedade Americana de Pediatria recomenda de não ultrapassar 250ml (um copo) de suco por dia para as crianças, oferecendo a elas frutas ao invés do suco.
A nutricionista Isabelle Huot recomenda aos seus clientes que estão inscritos no programa de perda de peso de não consumir muito suco e optar sempre por sucos sem adição de açúcar.
- Não se deve fazer curas a base frutas!
Verdadeiro: mesmo que as frutas sejam excelentes, não é recomendado fazer curas porque desta forma o organismo é privado dos elementos nutritivos presentes nos outros grupos alimentares. Se alimentar de maneira equilibrada é o melhor caminho para manter a saúde e o peso.
- Frutas cozidas não fornecem nenhuma vitamina!
Falso: as frutas cozidas perdem um pouco das vitaminas, principalmente a vitamina C, sensível ao calor, mas ainda assim, são uma boa escolha alimentar, pois continuam sendo uma fonte significativa de várias vitaminas, mesmo depois do cozimento. Além do mais, as compotas de frutas são de mais fácil digestão para pessoas com os intestinos fragilizados.
- As frutas congeladas contêm a mesma proporção de vitaminas que as frutas frescas!
Verdadeiro: vários estudos demonstraram que as frutas congeladas nos fornecem os mesmos nutrientes que as frescas. As frutas são congeladas logo após a colheita, permitindo, deste modo, conservar ao máximo seu teor de vitaminas. Tomando a precaução de não consumir frutas congeladas com adição de açúcar, estas representam uma excelente escolha, principalmente fora da temporada, quando a oferta de determinadas frutas é limitada.
- As frutas são muito ricas em açúcar para serem saudáveis!
Falso: as frutas contêm açúcar natural acompanhado de vários antioxidantes, vitaminas e fibras que são altamente benéficos para a saúde. Não se pode comparar o açúcar contido em uma fruta com àquele contido num bolo ou torta. É recomendado o consumo de duas a quatro porções de frutas por dia por causa do seu precioso conteúdo em vitaminas e sais minerais.
Isabelle Huot. Le journal de Montreal, votre vie, lundi, 10 jan 2011.
Tradução e adaptação : Nair.