Fatos históricos:
A cafeína foi descoberta quando o homem constatou que mascar os grãos, a casca ou as folhas de certas plantas podia diminuir a fadiga, ajudar a concentração e melhorar o humor.
Muitos historiadores acreditam que a cafeína seria originária da província de kaffa na Etiópia. Primeiramente a cultura do café se espalhou pela Arábia, segundo pesquisas arqueológicas recentes, o café teria sido “domesticado” no século XV, quando o homem percebeu que era possível mergulhar as sementes do pé de café e de outros arbustos na água quente para se obter bebidas dotadas de virtudes estimulantes.
A cafeína no dia a dia:
Vários alimentos e bebidas que nós consumimos diariamente contém cafeína, como o chá, bebidas gasosas, o chocolate e o café. Apresentados de diferentes formas, os produtos que contém cafeína podem ser consumidos ao longo do dia como um estimulante seguro e benéfico para melhorar a concentração. Porém a cafeína deve ser consumida com moderação.
Teor de cafeína nas bebidas:
Café: um copo americano de café contém em média 135mg de cafeína.
Chá verde: um copo de chá verde tem em média 30mg de cafeína.
Chá preto: um copo de chá preto contém 43mg de cafeína.
Bebida à base de cola: um copo tem em média 23mg de cafeína.
Bebidas energéticas: o teor de cafeína desse tipo de bebida muda consideravelmente de uma marca para outra. Recomenda-se ler a etiqueta. Uma lata contém o equivalente à 140mg de cafeína.
Chocolate: uma porção de 30mg de chocolate preto composto de 45% à 70% de cacau, contém em média 20mg de cafeína. Uma porção equivalente de chocolate ao leite contém cerca de 6mg.
Cafeína e a hidratação:
É essencial beber líquido durante o dia para se hidratar suficientemente. No relatório anual da U.S. National Academy of Sciences de fevereiro de 2004, referente às necessidades alimentares referente à água, ao potássio, sódio e sulfatos, diz que “(...) as bebidas que contém cafeína parecem contribuir ao conjunto das necessidades cotidianas de água do mesmo modo que as bebidas que não contém.”
Recomenda-se beber em média oito xícaras de líquido por dia, diversificando-se os tipos de bebida a serem consumidas. Sempre dando prioridade à água, cerca de um litro por dia, podem-se incluir nesta quantia os sucos, o leite, o café, o chá e as bebidas gozosas. Para aqueles que são sensíveis aos efeitos da cafeína, o importante é evitar consumi-la pelo menos seis horas antes de se deitar.
A cafeína e a saúde:
O cálcio é um mineral importante, pois contribui à formação e a manutenção da saúde dos ossos e dos dentes. Suspeitou-se que o consumo de cafeína poderia ser prejudicial à saúde dos ossos. No entanto, foram feitos estudos sobre a absorção do cálcio e o consumo de bebidas com cafeína e conclui-se que estas bebidas não tinham nenhuma influência no equilíbrio de cálcio.
A cafeína esta presente em diversos alimentos e bebidas que consumimos cotidianamente. O fato de conhecer as vantagens deste estimulante natural pode ser útil na escolha das bebidas a serem consumidas.
Informações retiradas da revista Le Magazine Sante au Naturel. Mai. 2009.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário