Heloïse d’Argenteuil foi uma sabia e religiosa francesa da idade média. Suas cartas à Abélard estão entre as mais conhecidas e mais antigas cartas de amor.
Abelardo, poeta, filósofo e teólogo escolástico, nascido em 1079 numa família nobre, fora encarregado da educação da sobrinha do Cânone Fulbert, Heloisa.
Aos 15 anos, Heloisa já conhecia todas as artes e podia discorrer sobre todo tipo de assunto, parisiense nobre aliada aos Montemorency, nascida em 1101.
Apaixonados, Abelardo e Heloisa se casam em segredo, porém, Fulbert descobre o amor dos dois e como vingança, manda punir Abelardo, castrando-o e pondo fim ao romance dos dois.
Os dois amantes escreveram suas célebres cartas vivendo suas vidas separadamente, Abelardo em um monastério e Heloisa como religiosa. Abelardo morre em 1142, aos 63 anos, Heloisa morre vinte anos depois em 1162.
Heloisa foi enterrada ao lado de Abelardo. A história dos dois é tão fascinante que em 1817 sua tumba foi transferida para o cemitério do Père-Lachaise em Paris e se tornou um local de peregrinagem para os amantes.
A historia trágica dos dois amantes é contada no filme « Em nome de Deus » (Stealing Heaven), direção de Clive Donner, 1988.
Nenhum comentário:
Postar um comentário