terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

REGIME MILAGROSO NAO EXISTE!



Se existisse todo mundo saberia! Equilibre, um grupo especializado na manutenção do peso, trabalha há vários anos com o Ministério da Saúde e com a Ordem dos Nutricionistas da província do Quebec, Canadá, afim de ajudar a desmistificar as falsas publicidades dos regimes de emagrecimento.
O grupo Equilibre faz um apelo à prudência e apresenta nove armadilhas publicitárias que devemos evitar para não mordermos a isca:

Imagem de corpos “perfeitos”:
Atenção! As fotos publicitárias das revistas são, com freqüência, retocadas e não tem nada a ver com a realidade. Desconfie das fotos antes/depois elas prometem, geralmente, um resultado que nunca será atingido pela maioria dos clientes. Não esqueça que as silhuetas longilíneas que aparecem nas revistas correspondem a menos de 5% da população.

Perca 3kg em 2 semanas:
Atenção, uma perda de peso rápida é explicada, geralmente, por uma perda de água (desidratação) e de massa muscular e não por uma perda de gordura. Uma perda gradual de peso de 0,5 a 1kg por semana, no máximo, favorece a perda de gordura e não de músculo.

Perda de peso garantida:
Quarenta e cinco por cento (45%) das mulheres que utilizam produtos ou serviços para emagrecer fazem mais de duas tentativas por ano para perder peso. Quer dizer então, que estes produtos ou serviços são pouco eficientes. Fazer regimes para emagrecer repetidamente causa o chamado efeito ioiô, que pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade, além de ameaçar a saúde e o bem estar das pessoas.

Aprovado pelo Dr. Fulano:
O habito não faz o monge! Ele é mesmo um profissional reconhecido? Verifique se é um profissional com formação na área. Desconfie dos charlatães.

Estudos clínicos comprovam!
Atenção aos falsos estudos. Os resultados de um estudo não têm valor algum se este não foi feito conforme as normas da pesquisa científica. Um estudo sério não pode ser feito por aqueles que fazem a promoção do produto, pois neste caso há conflito de interesses.

Produto que queima ou elimina as gorduras:
Nenhum estudo científico sério demonstrou a existência de um produto ou alimento capaz de fazer isto. Melhorar os hábitos alimentares e praticar atividade física são os ingredientes essenciais para uma perda de peso saudável e durável.

Natural:
Atenção, produtos naturais podem ser contra-indicados para certas pessoas por causa de suas condições de saúde ou da interação com certos medicamentos. Um exemplo são certos laxantes e diuréticos que causam a perda de água dando a impressão de se ter emagrecido.

Não é necessário fazer exercícios:
Quando se ingere mais calorias do que se gasta, ganha-se peso; quando se gasta mais do que é ingerido, perde-se peso; e quando há equilíbrio, o peso é mantido. Nenhum método sério de perda de peso pode ignorar este principio.

Eficaz e durável:
Esta afirmação não é garantia de que funcione. Atualmente, os fabricantes de produtos para emagrecer não têm a obrigação de demonstrar a eficiência de seus produtos antes de colocarem tais afirmações na embalagem.
Seja vigilante na sua maneira de perder peso para não perder sua saúde.

Sylvie Laroche (nutricionista). La santé dans votre assiete, c-14. Le Canada Français. Week-end. Le jeudi 13 jan 2011.
Tradução e adaptação : Nair.

Nenhum comentário: