domingo, 26 de abril de 2009

PANELAS

Panelas de cobre
Se não forem revestidas com aço inox ou estanho, podem ser prejudiciais à saúde. O cobre é liberado facilmente para qualquer alimento e a sua ingestão pode provocar desde simples dores de cabeça até vômitos, infecções intestinais e intoxicação crônica. As panelas de cobre costumam ser usadas para doces e fondues porque distribuem o calor rapidamente e de maneira igual.

Panelas de alumínio
São as mais usadas. As mais finas são mais baratas, mas amassam e furam com facilidade. As mais grossas podem durar até 20 anos. O alumínio pode não fazer bem para a saúde. Por isso é bom ter alguns cuidados ao comprar, utilizar ou limpar as panelas. Quanto maior a acidez do alimento, como o molho de tomate, maior a liberação do alumínio para a comida. Já os cereais, como arroz, liberam pouco alumínio. O mesmo acontece com os bolos. O ácido lático também faz liberar o alumínio. O assunto é bem controverso: alguns estudos associam o excesso de alumínio no organismo à doenças como o mal de Alzheimer e ao mal de Parkinson, podendo também afetar o sangue e ossos. Ao mesmo tempo, outros estudos afirmam que o organismo acumula pouco alumínio e o elimina com facilidade.
Dicas- As panelas de alumínio não devem ser areadas por dentro, como todo mundo faz. A camada escura que se forma na parte interna inibe a liberação de alumínio. E o melhor é usar colher de pau ou espátula de plástico. - Para retirar o encardido ou queimado das panelas de alumínio, coloque-as de molho numa solução de água quente e bicarbonato de sódio. - Cuidados: não deixe os alimentos guardados nessas panelas. Cozinhe e retire o alimento da panela.

Panelas antiaderentes
Como a antiaderência dispensa o uso de óleo ou manteiga, essa panela ajuda na prevenção do colesterol. A panela não deve ser levada ao fogo sem nada, pois ela esquenta muito rapidamente e a película antiaderente pode, além de liberar gás tóxico, acabar estragando. Também não se deve utilizar nada pontiagudo ou cortante para não estragar a película. Há 4 níveis de revestimento, e quanto maior o nível, melhor a antiaderência. Mas cuidado: há muitas panelas vendidas como antiaderentes, que nada mais são do que panelas com o fundo pintado de preto. São aquelas de tipo bem fino e leve.

Panelas de aço inox
São fáceis de limpar e não corroem. Elas levam em sua composição ferro, cromo e níquel, que garantem a resistência e a segurança à saúde porque não soltam partículas. Mas tudo depende da qualidade do ferro e das ligas utilizadas. O ferro e o cromo podem ser bons para o organismo, mas o níquel pode trazer problemas para quem tem alergia ou dermatite.
Dicas- A panela de inox só pode ser usada no fogo baixo, pois o fogo alto queima e a mancha escurecida pelo fogo nunca mais sai. Outra dica: nunca use nenhum produto abrasivo, como palha de aço ou o lado escuro da esponja de lavar louças. - Esquente a panela no fogo baixo, aplique um pouco de vinagre e sal na esponja e esfregue com o lado amarelo da esponja. Sua panela vai dar uma clareada. - Você pode comprar uma grelha própria. Ela evitará que a panela escureça. Não existem grelhas grandes no mercado, portanto, você só conseguirá conservar panelas pequenas. - Você pode usar produtos específicos para lavagem de panela de inox como o lava-inox. Sapóleo líquido também diminui o escurecido e não risca.

Panelas de ferro
São ótimas para a saúde, pois o ferro é um mineral que ajuda na prevenção da anemia. Como o ferro é de difícil assimilação pelo organismo e pouco disponível nos alimentos, as panelas de ferro fazem o papel de fornecedoras deste mineral.
Para evitar que a panela de ferro enferruje, lave-a com água e sabão (nunca use esponja de aço), seque com um pano e em seguida deixe secar um pouco no fogo. Para guardá-la besunte um pouco de óleo de cozinha. Quando for usá-la, passe óleo e coloque-a no fogo por alguns minutos, lave-a com água e sabão e só então comece a preparar sua comida.

Panela esmaltada
São feitas com ágata, um mineral que não faz mal à saúde. Se a panela estiver inteira não tem problema. O esmalte não pode ser arranhado, nem soltar lascas porque pode liberar o corante e o verniz usado na finalização da panela que não fazem bem à saúde.

Panelas de pedra-sabão
Conservam o calor por bastante tempo. Antes de serem usadas, devem ser curadas: untadas com óleo vegetal por dentro e por fora e levadas ao forno quente, com bastante água dentro. Esta operação deve ser repetida uma segunda vez. A pedra sabão não é tóxica, mas se não for curada, ela pode liberar níquel, como as panelas inox. Ainda faltam estudos para definir melhor o quanto o organismo aproveita dos demais minerais liberados pela pedra sabão, como cálcio, ferro, manganês e magnésio.

Panela de barro
A boa panela de barro não pode ter trincas. Deve ser bem curada. A panela deve ser guardada sempre bem seca para evitar contaminação por bactérias. Não deve ser usada para estocar alimentos e recomenda-se também usar colheres de pau ou espátulas de plástico para fazer a comida nas panelas de barro.

Panelas de cerâmica
As panelas de cerâmica refratária não oferecem perigo. Mas as fabricadas antes de 1970, principalmente aquelas com adesivos, devem ser evitadas. Era usado muito chumbo no processo de vitrificação e nos adesivos existia o cádmio, elemento que migra para a comida e pode causar problemas nos ossos. Esta cerâmica vitrificada foi muito utilizada nas cumbucas de feijoada, caldinho e molho de pimenta. As panelas de cerâmica artesanais devem ser usadas só como enfeite porque não existe controle da quantidade de chumbo contida nelas. O chumbo é muito perigoso, devido à sua alta toxidade, podendo causar vários problemas ao organismo, principalmente no sistema nervoso: irritabilidade, perda de memória, e problemas mentais mais graves.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, caros adquiri uma panela de ferro montecastelo segui os passos conforme descritos, apòs o 1º uso ao lavar descascou todo o fundo e algumas outras partes ficando de cor branca como se fosse aço, gostaria de saber se isto é correto, como devo proceder
com este utensilio.

LEIDA MARIA NALIM

Nair disse...

Ola LEIDA!
Não é normal que a panela descasque. Se a panela descascou deve ser porque havia um revestimento que não resistiu ao primeiro uso.
Se você ainda tem a nota fiscal, te aconselho de ir a loja e trocar por outra. Pode ser que a panela esteja com defeito de fabricação.
Existem panelas de ferro no mercado que possuem um revestimento preto (para proteger) e outras que não são de ferro e também possuem um revestimento.
A panela de ferro ‘verdadeira’ não tem revestimento algum. E enferruja se não for adequadamente tratada, bem limpa e seca na chama do fogão ou no forno.