sexta-feira, 1 de maio de 2009

H1N1 : As diferentes fases do alerta da OMS para uma eventual pandemia de gripe.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) dispõe de uma escala de alerta de seis níveis referente a uma eventual pandemia de gripe.

Hoje estamos sendo ameaçados pela gripe do virus H1N1 também conhecida por gripe porcina. A OMS passou a denominar a doença por seu nome científico para evitar a confusão causada pela referência ao porco que na verdade não desenvolveu a doença, ao que parece, sendo apenas um vetor. E para evitar que as pessoas deixem de comer sua carne pensando que poderiam contrair a doença.

Fase 1: Não há um vírus circulando entre animais que pudesse ser a causa da contaminação dos seres humanos.

Fase 2: Um vírus animal da gripe provocou anteriormente uma contaminação nos seres humanos e é considerado como uma ameaça potencial de uma pandemia.

Fase 3: Um ramo animal ou misto animal/humano provocou, ocasionalmente, contaminações ou pequenos núcleos de contaminação, mas o vírus não se propaga facilmente.

O grau de alerta no mundo passa do nível 3 para o nível 4 em 27 de abril.

Fase 4: O novo vírus pode causar núcleos de infecção e se adapta à transmissão humana.

Fase 5: O vírus se espalhou em pelo menos dois países formando núcleos de contaminação mais vastos.

Fase 6: os núcleos de infecção ocorrem em pelo menos duas regiões do mundo. Uma pandemia esta em curso.

Se a OMS eleva seu nível de alerta ao nível 4 ou 5, isto significa que há um reconhecimento oficial da transmissão do vírus entre humanos. Uma decisão da OMS destas, deveria incitar os governos a colocarem em ação medidas de restrição de comércio e de viagens com o objetivo de limitar a propagação da epidemia.

(Matéria retirada do Jornal 24 heures, 30 avril 2009)

Nenhum comentário: