quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SAÚDE: O MEL



O mel é um açúcar natural produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. Através dos tempos o mel teve uma utilização terapêutica. Era utilizado entre outras aplicações, para o tratamento de queimaduras e favoreceria a cicatrização de feridas. Hoje em dia vários estudos pretendem demonstrar que o mel tem propriedades salutares.

O mel é composto principalmente de água e açúcar (frutose e glicose), pólen (1%), aminoácidos (3%), vitaminas e minerais (vitaminas do complexo B).
Estudos recentes indicam que o mel teria propriedades salutares que ultrapassam seu poder adoçante. Contém flavonóides, um tipo de anti-oxidante, que lhe confere propriedades anti-bacterianas, anti-virais e antiinflamatórias. Os méis mais escuros como o mel de sarraceno, contém uma quantidade maior de anti-oxidantes, sendo melhor para a saúde.
O mel tem 65 calorias (18g de glicídios) por 15ml, sendo assim é um açúcar concentrado que, apesar de suas vantagens sobre o açúcar branco, deve ser consumido com moderação, pois eleva rapidamente a glicemia, como qualquer outro açúcar. 
Vários estudos publicados a respeito do mel documentaram suas vantagens, pôde-se demonstrar, que o mel contribui na redução da freqüência e da gravidade da tosse em crianças. O mel pode ser tão eficaz quanto os medicamentos tradicionais utilizados para aliviar a tosse, como melhoraria também a qualidade do sono e apaziguaria a garganta irritada.

 A própolis e a geléia real constituem outros produtos derivados da colméia e são objetos de estudos científicos. A própolis é uma resina natural criada pelas abelhas. Ela contém propriedades regeneradoras e pode ser encontrada comercialmente na forma líquida (em gotas), em pastilhas ou suplementos. Um estudo mostra que a própolis é benéfica para o sistema imunológico, pois ativa a atividade dos macrófagos. 

A geléia real é uma secreção das abelhas rainhas que estas utilizam para se alimentar e alimentar a jovens abelhas. A geléia real teria propriedades anti-bacterianas, anti-virais, antiinflamatórias e anti-ulcerosas. Mas serão necessários estudos mais amplos para confirmar os benefícios da própolis e da geléia real.

Mel pasteurizado ou não?
As marcas mais populares pasteurizam o mel a fim de evitar uma cristalização precoce. No entanto, esse processo altera o conteúdo dos agentes anti-oxidantes e afeta o gosto do mel. Parece que não existe uma grande vantagem em pasteurizar o mel. O mel cristalizado não é sinal de deterioração, e ele não perdeu suas qualidades nutritivas nem o gosto. Para que ele volte a ficar liquido é só colocar o pote na água quente ou fundir os cristais esquentando em fogo baixo.

Traduzido e adaptado do Le journal de Montreal. Votre vie. Lundi 20 septembre 2010. pg 48.

Para mais informações visite os sites




Nenhum comentário: